Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Doença de Lyme: O que é?

Postado em 04/03/2020



A doença de Lyme é uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos. Muito comum na América do Norte e na Europa, ela costuma afetar jovens com mais frequência. Os sintomas variam e afetam mais de uma parte do corpo, principalmente a pele, as articulações e o sistema nervoso. Um dos principais sinais do problema costuma ser inchaço e dor nas articulações, o que faz o diagnóstico ser frequentemente confundido com artrite.

 

Outros sintomas que devemos ficar atentos:

1. Surgimento de uma protuberância avermelhada (eritema migrans) na região em que houve picada e em outras partes do corpo.

2. Sintomas gripais, como: febre, calafrios, fadiga, dores no corpo e dor de cabeça.

3. Problemas neurológicos, como: meningite, paralisia temporária de um lado do rosto (chamado de paralisia de Bell), dormência ou fraqueza dos membros, além de movimentos musculares prejudicados.

4. Problemas de coração, como: batimento cardíaco irregular, que não costumam durar mais do que alguns dias ou semanas.

5. Inflamação dos olhos.

6. Inflamação do fígado (hepatite).

7. Fadiga severa

 

Doença de Lyme tem cura?

O diagnóstico correto da doença de Lyme é feito com a ajuda de alguns exames de laboratório que identificam os anticorpos para as bactérias causadoras. Estes testes são mais confiáveis algumas semanas após a infecção. A partir dos resultados, a principal abordagem para tratar a doença é através do uso de antibióticos, que podem ser ministrados tanto de forma oral quanto intravenosa, em doses que deverão ser decididas pelo médico especialista.

 

Se diagnosticada nos estágios iniciais, a doença de Lyme não costuma evoluir para quadros mais graves e pode ser perfeitamente curada com os medicamentos. Sem tratamento, no entanto, podem ocorrer complicações envolvendo as articulações, o coração e o sistema nervoso, mas que também podem ser contornados sem consequências mais graves.

 

O ASSIM SAÚDE traz informações para você ficar sempre atento à sua saúde.